Mercado

2022 registrou o maior número de novas empresas de serviços de alimentação

O Indicador de Nascimento de Empresas, feito pela Serasa Experian, mostrou que o segmento de Serviços de Alimentação foi o que registrou o maior número de novas empresas em 2022. Foram 278.247 novos negócios em atividades de bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, uma média de mil cento e nove empreendimentos abertos por dia útil. 

Das 3.867.295 novas empresas, 69,7% são do setor de Serviços. Em seguida foram as de Comércio (22,3%), Indústria (6,8%) e 1,2% classificadas como “demais”, o que inclui setores Primário, Financeiro e Terceiro Setor. E os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a principal escolha nas formalizações de negócios, certamente devido ao seu baixo custo mensal, carga tributária reduzida e simplificada e cadastro gratuito de CNPJ. 

O Sudeste é o campeão em número de negócios abertos no ano, sendo o Estado de São Paulo onde mais surgiram novos negócios. Os dados da Serasa Experian acompanham os do Instituto Fecomércio de Pesquisa (IFec) quanto ao número de empregos formais abertos em 2022. Enquanto em janeiro de 2022 o saldo de vagas era negativo com –368 postos de trabalho, apesar da queda brusca em dezembro, o saldo nacional acumulado do ano de 2022 foi de 115.071 vagas com saldo mensal positivo em todos os meses, exceto janeiro. 

Em termos de empregos, O Estado de São Paulo manteve a liderança no número de postos abertos, seguido do Rio de Janeiro. Enquanto Minas Gerais ocupou o 3º lugar em termos de empregos, o estado foi o 2º em número de novas empresas. Assim como em número de negócios, o setor de Bares e Restaurantes foi, em 2022, um dos maiores em termos de postos formais de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo