Curitiba prorroga pagamento do IPTU para bares e restaurantes
A prefeitura de Curitiba (PR) anunciou, na última semana, a prorrogação do pagamento do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) deste ano para os setores mais afetados pela pandemia, incluindo restaurantes, lanchonetes e bares. O objetivo é acelerar a retomada desses segmentos, contribuindo para movimentar a economia do município.
Segundo a prefeitura, a medida prevista em decreto determina que os prazos de vencimento das cotas de fevereiro e março, assim como as que vencem de abril a novembro, ficam alterados para dezembro de 2022, em seus respectivos dias de vencimento. Donos de imóveis poderão gerar uma única guia para os meses que não foram pagos, com vencimento entre 11 e 15 do mês, de acordo com o dígito verificador da indicação fiscal.
A prorrogação do pagamento do IPTU e TCL é opcional e, de acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Município, não haverá cobrança de juros ou multas, nem atualização monetária sobre as cotas. A expectativa é de que o decreto beneficie aproximadamente 3.600 estabelecimentos, com um impacto de R$ 179 milhões.
*Com informações do G1
Foto: Jason Leung – Unsplash