
Restaurantes investem em tecnologia em prol de agilidade para os clientes
Ficar esperando em filas é um momento quase sempre desagradável para os clientes de restaurantes. Mas para o norte-americano Ronald M. Shaich, diretor executivo do Panera Bread, uma rede de cafés com 1.380 unidades nos Estados Unidos, isso pode estar mudando. Sob o argumento de que é preciso dar maior agilidade aos pedidos dos clientes e evitar filas, o diretor investiu US$ 42 milhões em tecnologia.
“O objetivo é eliminar pontos de atrito de forma que os clientes tenham uma experiência melhor, pois isso ajudará nosso negócio”, declarou Shaich. Entre as novidades que os clientes do Panera passaram a ter com a adoção da tecnologia foi a possibilidade de fazerem o pedido diretamente de suas mesas usando o celular, eliminando as filas que antes preocupavam Shaich.
Outros restaurantes também têm apostado em tecnologia como é o caso do Applebee’s nos Estados Unidos, que está testando sistemas de pedidos online e pagamentos via tablet, e do O Chili’s Grill & Bar, uma cadeia de restaurantes americana, que adotou fornos computadorizados que usam correias de transporte, tecnologia de infravermelho e ar quente para preparar comida.
De acordo com Wyman Roberts, presidente da Brinker International, que opera o Chili’s, a tecnologia vem ajudando os clientes da rede a fazer os pedidos e controlar melhor sua experiência, fato que seria muito bom para o negócio.
No Brasil, restaurantes também tem adotado a tecnologia para agilizar os atendimentos e diminuir os custos. Dentro desse universo tecnológico, os programas para delivery estão entre os que fazem mais sucesso. A proposta é substituir a ligação (e as insuportáveis musiquinhas de espera) por alguns cliques. Para o cliente, a grande vantagem é não ter custo extra e livrar-se da espera.