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Webinar ANR discute atual cenário macroeconômico brasileiro e tendências para o futuro

O cenário macroeconômico brasileiro em meio à crise causada pela pandemia da Covid-19, as tendências para restaurantes e para os meios de pagamentos foram os principais temas de webinar realizado pela ANR na última quinta-feira. Mediado pelo jornalista Ederaldo Kosa, sócio da Linhas Comunicação e coordenador do Grupo de Trabalho de Comunicação e Marketing da ANR (GT-CoM), o encontro foi aberto por André Porto, Head de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

“Nos últimos meses tivemos algumas decisões econômicas significativas. Foram medidas de injeção direta de recursos. Em relação ao Auxílio Emergencial, estamos falando de algo em torno de R$ 240 bilhões que vão, sim, fazer parte dessa sobrevivência econômica. Tendo em vista o tamanho da crise, nenhum tipo de medida vai minar os efeitos negativos por completo”, disse.

Para Porto, São Paulo e Rio de Janeiro, que estão em situações mais confortáveis em relação a outras praças, devem seguir com os seus respectivos planos de flexibilização e reabertura. “Os estados do Sul tendem a manter as restrições, tendo em vista os altos índices de ocupação dos leitos”, ponderou.

Rodrigo Troiano, Head de Planejamento Estratégico da Coca-Cola FEMSA Brasil, fez sua apresentação com foco no futuro pós-pandemia. “A expectativa é para uma relativa recuperação em 2021, mas o desemprego e as incertezas
quanto aos efeitos da crise nos negócios podem minimizar essa leve retomada. Quando falamos sobre PIB, a projeção é que ocorra um decréscimo de 4,5% neste ano e uma alta de 3,5% no próximo”, disse.

Segundo Troiano, analisando esse cenário, o Brasil precisa, agora, focar em reformas estruturais. “Essencialmente a Reforma Tributária, visto que somos um dos países que mais sofre com a questão dos impostos. Isso certamente vai trazer benefícios para economia, tornando o Brasil mais competitivo”, comentou.

Troiano também apresentou algumas tendências para o setor de food service. “Levantamento feito pela consultoria Foco do Cliente revelou que aumento dos cuidados com a limpeza dos produtos expostos, restrição do número de consumidores nos estabelecimentos, distanciamento, uso de máquinas de cartão por aproximação e disponibilização de álcool gel estão entre as práticas mais esperadas pelo público”, afirmou.

Para Pedro Coutinho, CEO da Getnet, a pandemia acelerou a transformação digital por parte das empresas e cultural por parte dos consumidores. “Projetos que estavam parados cortaram fila e foram implementados. Essa movimentação comprovou que é possível colocar ações em prática de uma forma mais ágil e menos burocrática”, ele ainda ressaltou o bom momento do e-commerce brasileiro. “Para se ter ideia, as vendas pela internet cresceram cerca de 30% ao ano por aqui. Durante a pandemia, esse aumento foi de mais de 100%”, afirmou.

Digitalização dos pagamentos, on e off mais conectados, pagamentos sem contatos, fomento ao produto local e mais atenção à segurança foram as principais tendências apontadas pelo executivo durante sua apresentação. Acesse o webinar na íntegra aqui.

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