NotíciasSem categoria

9º ENCOVISAS aborda regulações, delivery e o futuro das operações no food service

A  ANR realizou, entre os dias 25 e 26 de novembro, a 9ª edição do ENCOVISAS – Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias. Consolidado como um dos principais eventos da alimentação fora do lar no país, o encontro tem como foco estreitar o relacionamento entre órgãos reguladores e setor regulado, proximidade que se fez ainda mais importante em 2020.

Com a chegada da pandemia em março, foi preciso se reinventar, buscando formas de seguir executando as operações de maneira coesa e sustentável. Um desafio enorme em um país com proporções continentais como o Brasil, onde cada estado e cada município têm suas peculiaridades.

Reunindo responsáveis técnicos, empresários e autoridades sanitárias de todas as regiões, o ENCOVISAS trouxe
à luz dois grandes temas: as regulações frente à Covid-19 e o novo momento do delivery, que ganhou protagonismo durante o período mais agudo da pandemia.

“O objetivo é proporcionar um espaço para equalizar entendimentos, informações, ideias e características
pontuais. O Brasil é muito grande. Cada região vai ter suas demandas, suas dificuldades e essa troca de experiências
pode ser muito rica para as ações atuais e futuras”, afirmou Fernando Blower, diretor Executivo da ANR e presidente do SindRio.

Eliana D. Alvarenga, consultora técnica da ANR e uma das idealizadoras do ENCOVISAS, aproveitou para lembrar os frutos positivos do projeto, que envolveram eventos regionais, participação ativa em consultas públicas e a colaboração na elaboração de novas legislações.

“Em 2021 devemos ter um evento em Natal (RN), que já está totalmente formatado. Seguimos buscando outros locais que tenham interesse nesta importante troca de experiências e informações, dispostos a fortalecer cada vez mais o diálogo entre os diversos atores envolvidos em nosso segmento”, explicou.

Em anos anteriores, a ANR já promoveu eventos regionais em outros estados. O representante da gerência de Portos e Aeroportos da ANVISA, Julio Colpo, reconheceu no evento a importância da ANR para liderar o setor nas
boas práticas em um ano tão complexo.

“Apesar de todas as limitações e adaptações necessárias, vejo que ANR conseguiu elaborar vários materiais informativos e guias, sempre pautados nas evidências e nas normativas. Além disso, buscou discutir a elaboração com todos da cadeia, o que é fundamental para ações efetivas e assertivas. Este evento coroa o caminho percorrido até aqui”, disse Colpo.

Para Cristiano Melles, presidente da ANR, o ENCOVISAS foi se consolidando ao longo dos últimos anos como o principal evento do país ao reunir bares e restaurantes, especialistas e o setor regulador das mais diversas partes do país.

“As boas práticas fazem parte do nosso dia a dia. Mas nosso setor é muito dinâmico, assim como as legislações. E este ano, em particular, estamos vivendo um período de exceção. Estou certo de que avançamos ainda mais para cumprir todos os protocolos, em respeito à legislação e ao nosso público, que pode frequentar suas marcas preferidas com toda a segurança”, destacou.

Encontro virtual

Inicialmente previsto para junho, o ENCOVISAS precisou ser adiado em razão da pandemia. Para sua realização cumprindo todos os protocolos de saúde e segurança, a ANR optou por uma versão totalmente virtual. “Foi um grande esforço coletivo para fazer a edição acontecer, pois sabemos da importância desse momento para o setor. Este é um encontro ainda mais rico, já que a tecnologia nos permite capitalizar o nosso alcance, chegando a muitos lugares do Brasil”, completou Blower.

O evento teve recorde de VISAs presentes, com autoridades e ouvintes de todas as regiões do país. Iniciativa da ANR, o 9° ENCOVISAS contou com o patrocínio da Coca-Cola FEMSA, Bureau Veritas, Grupo Ráscal, Cortés, NSF e Éricon. O encontro também teve o apoio institucional da Associação Brasileira de Franchising (ABF), da FBHA, do Instituto Foodservice Brasil (IFB) e do SindRio.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo