
Alessandro Lima no GT-CoM da ANR
No último dia 25, o GT-CoM da ANR recebeu Alessandro Lima, mestre em Comunicação Social pela ECA/USP e sócio fundador do Grupo E.life, que conversou com os associados sobre a importância de uma boa estratégia de comunicação e de marketing para as redes sociais, além de mostrar como as marcas têm se comportado no ambiente virtual.
Alessandro apresentou dados de 2015 que apontam que o país já registra 110 milhões de pessoas com acesso à internet, o que equivale a 54% da população brasileira. Destas, 96 milhões possuem pelo menos uma conta ativa em redes sociais. “As marcas estão começando a reconhecer que as redes sociais agregam valor ao negócio, pois ajudam a mostrar não apenas um produto, mas todo um conceito ao público consumidor, aumentando o engajamento e a interação dos fãs com o estabelecimento”, salientou o especialista, revelando que o Facebook é o canal preferido de 98% das pessoas, seguido pelo Youtube (85%), Instagram (64%) e Twitter (57%).
Para que os associados possam monitorar e analisar melhor suas atividades neste ambiente, o convidado do GT-CoM ofereceu uma ferramenta gratuita disponibilizada no
site www.buzzmonitor.com.br. Nele é possível cadastrar todos os perfis da marca, garantindo a coleta e análise de dados que ajudarão no planejamento de ações na velocidade que o internauta de hoje exige. Alessandro destacou, ainda, que um consumidor que faz uma pesquisa no Google, por exemplo, é exposto a mais de dez fontes diferentes, que influenciam diretamente na sua tomada de decisão. “Esses canais se tornaram o SAC das empresas, praticamente em tempo integral. Para gerenciar adequadamente os elogios e reclamações é necessário monitorar e responder de maneira bastante adequada, tendo definida a imagem que você quer passar para o cliente e estabelecer muito bem a linguagem para não cometer equívocos”, emendou Alessandro.